Senado aprova deputado Jhonatan de Jesus para vaga deixada por Ana Arraes no TCU

A indicação do parlamentar foi aprovada na quinta-feira, 2, na Câmara dos Deputados, e contou com o aval do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O...

Publicado em

Por Agência Estado

O Senado aprovou, por 72 favoráveis a 2 contrários, o nome do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para o Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar ocupará a vaga deixada pela ministra Ana Arraes, que se aposentou em julho do ano passado. A decisão segue para promulgação.

A indicação do parlamentar foi aprovada na quinta-feira, 2, na Câmara dos Deputados, e contou com o aval do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O parlamentar, que precisava do apoio da maioria simples no plenário, teve 239 votos.

Aos 39 anos, o deputado poderá ficar mais de 36 anos no TCU – atualmente, ministros da Corte se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. Conforme mostrou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, parte do descontentamento com o nome de Jesus para a vaga se deve ao fato de que, com isso, somente daqui mais de 35 anos, a Câmara poderá fazer outra indicação ao cargo – considerando que o deputado seja avalizado e permaneça por todo o período no posto.

Também houve desconforto em relação ao nome de Jesus porque ele e seu pai, Mecias de Jesus, são apontados como responsáveis por indicações de diretores do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), que já foi alvo de investigação da Polícia Federal por fraude em compra de remédios, o que deixou crianças indígenas sem medicação.

A indicação de Jesus para o TCU foi uma promessa de Lira ao Republicanos ainda no final de 2020, nas negociações para a primeira eleição do deputado alagoano como presidente da Câmara.

O TCU é composto por nove ministros. Seis vagas são preenchidas pelo Congresso – metade para cada Casa. Outros dois nomes são indicados pelo presidente da República entre ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU. Já o nono é escolhido pelo presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X