AMP

Curitiba – Fala Curitiba 2023 terá mais pontos móveis e ações aos sábados para aumentar as opções de participação

Para o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, as mudanças são reflexos da evolução natural do Fala Curitiba. “Estamos entrando......

Publicado em

Por CGN

As equipes do Fala Curitiba voltam às ruas a partir de março para ouvir a população sobre as prioridades de investimento e as necessidades de melhorias na cidade para o próximo ano. Entre as novidades da edição 2023 está a ampliação dos pontos do Fala Curitiba Móvel. Haverá ações também aos sábados.

Para o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, as mudanças são reflexos da evolução natural do Fala Curitiba. “Estamos entrando na sétima edição e o programa só cresceu em participação e reconhecimento. A cada ano, a nossa meta é tornar as consultas um retrato mais fiel do que a população curitibana escolhe, coletivamente, para melhorar a cidade”, diz.

Além de aumentar a abrangência da abordagem nas ruas, a ideia é que as secretarias e órgãos estejam mais envolvidos no processo como um todo para tornar também mais assertivas as contribuições e pedidos dos moradores da cidade. As últimas reuniões internas para a definição de processos e cronogramas estão em andamento entre o Imap, administrações regionais e secretarias municipais nesta e na próxima semana.

Mais oportunidades

O Fala Curitiba Móvel, implantado em 2022 com 236 ações, deve ter mais de 800 neste ano. As equipes, em unidades móveis identificadas e usando coletes do Fala Curitiba, vão a pontos das dez regionais da cidade e também devem, aos sábados, ir até os parques e eventos comemorativos dos 330 anos de Curitiba. 

A intenção, reforça a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos, é garantir ainda mais capilaridade para o programa de consultas públicas. “Dessa forma damos oportunidade de participação a ainda mais pessoas”, reforça, lembrando que há possibilidade de participação pela internet e por reuniões presenciais.

Datas e etapas 

A primeira etapa do Fala Curitiba, que acontece durante todo o mês de março, consiste na definição de prioridades de investimento da cidade, que vão compor a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO). Os participantes poderão até mesmo detalhar os seus pedidos neste momento, informações que serão levadas à segunda etapa, na elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA).

De abril a julho acontecem as consultas específicas para a LOA, as reuniões presenciais nos bairros, a compilação de resultados e a votação final – presencial e on-line, com a eleição de dez prioridades por regional. 

Os cronogramas completos e datas serão divulgados em breve.
 

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile