AMP

Decreto concede isenção de impostos a 9,5 mil famílias de baixa renda em Cascavel

Os beneficiados receberão o comunicado em casa e não precisarão vir à Prefeitura...

Publicado em

Por Fábio Wronski

O enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) também passa pelas finanças de Cascavel. Isso porque a partir de abril começam os pagamentos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e para evitar aglomerações o prefeito Leonaldo Paranhos anunciou uma nova medida: a população que se encaixa no grupo de isentos não precisará vir até a Prefeitura para fazer o cadastro de isenção. O decreto assinado nesta terça-feira (18) pelo chefe do Executivo concede a isenção automática de tributos a 9,5 mil contribuintes.

Conforme o secretário de Finanças, Renato Segalla, esses cidadãos receberão em casa um comunicado atestando a isenção de impostos como IPTU e a taxa de lixo. “Esses contribuintes, classificados como famílias de baixa renda, são pessoas que têm a renda familiar de até dois salários mínimos, têm um único imóvel e nele vivem. Eles vão receber pelos Correios esse documento, atestando a sua condição de isento e dispensando essas famílias de virem pessoalmente à Prefeitura. Isso vai justamente ao encontro de toda a situação que vivenciamos do coronavírus”, explica. A isenção vai representar ao Município a renúncia de uma receita de R$ 5 milhões, algo já previsto em legislação.

Aos contribuintes que se encaixarem no perfil de isenção, mas não receberem o documento em casa, haverá uma medida prevista entre maio e junho para que essas pessoas possam se cadastrar pessoalmente e receber o benefício. 

IPTU
Em Cascavel serão distribuídos 150 mil carnês de IPTU. O contribuinte receberá em casa o documento por meio dos Correios. Dessa forma, os cidadãos não precisam vir até a Prefeitura à procura dos carnês.

A estimativa da Secretaria Municipal de Finanças aponta que a arrecadação para o exercício 2020 com o IPTU é de R$ 60 milhões.

Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, está sendo estudada uma alternativa de postos de atendimentos para o pagamento do IPTU para evitar aglomerações. “São medidas que temos que tomar para proteger a população”, frisa o prefeito.

ARRECADAÇÃO
De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, as finanças do Município são uma preocupação. “Já estamos percebendo uma queda em arrecadação do Município e quedas de repasses do governo federal e do estado. Por isso, vamos estudar as finanças para garantir prioritariamente a folha de pagamento dos servidores e o pagamento de todas as empresas que prestam serviços ou produtos relacionados à saúde, mais precisamente ao enfrentamento ao coronavírus”, avalia o prefeito.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile