AMP
Imagem Ilustrativa: Pixabay

Por que eles estão ali? Qual o significado?

A expressão denominada de “shoefiti“, que seria uma mistura das palavras shoe (sapato) e fiti (grafite). Basicamente a suposta arte, seria para demarcar território. A gente...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Imagem Ilustrativa: Pixabay

Você já andou pelas ruas de Cascavel, ou de qualquer outra cidade, e se deparou com pares de tênis pendurados em fios elétricos? Não é um fato tão comum, mas também longe de ser incomum. Há quem diga que é um estilo de arte originado nos Estados Unidos.

A expressão denominada de “shoefiti“, que seria uma mistura das palavras shoe (sapato) e fiti (grafite). Basicamente a suposta arte, seria para demarcar território. A gente sabe bem que animais marcam seus territórios de várias maneiras. Os cachorros por exemplo, urinam nos locais que querem marcar.

Já os homens, raça evoluída, utilizaram toda a criatividade possível para escolher como marcar área, sem urinar no chão. A forma mais “inteligente” que conseguiram pensar, foi jogando os calçados nos fios de energia.

Tá, mas qual o motivo?

O significado dos tênis pendurados podem ser os mais variados possíveis, sem ter uma definição imposta pelo criador do movimento.

Na maioria dos lugares, a marcação serve para sinalizar fatos relacionados a crimes, como ponto de venda de drogas, com territórios de determinadas gangues. Em países como a Austrália por exemplo, o ato simboliza a primeira relação sexual de um jovem.

Já na Espanha, pendurar tênis nos fios, simbolizam um pacto entre gangues e a polícia. Em vários locais inclusive, os calçados são apenas itens decorativos. Não que fosse a coisa mais linda do mundo ter um Nike pendurado no fio sobre a rua. Tem gente inclusive que joga os pares de calçados apenas pela zueira.

As explicações são as mais variadas possíveis, e não há uma verdade absoluta. Entretanto, na duvida, quando perceber um local demarcado com os calçados, melhor evitar andar sozinho.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile