AMP

Maioria em audiência pública apoia proibição dos fogos de artifício barulhentos

Decisão deve ajudar a embasar proposta de lei para Cascavel......

Publicado em

Por Mariana Lioto

A ideia de um projeto de lei que proíba a soltura de fogos de artifício com estampido ou estrondo em Cascavel ganhou o apoio da maioria dos participantes da audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (31). Promovida pelo vereador Serginho Ribeiro (PDT), que deve também liderar a elaboração do projeto, a audiência reuniu população, autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Além de Serginho, participaram os vereadores Fernando Hallberg (PDT), Policial Madril (PMB), Rafael Brugnerotto (PSB) e Mazutti (PSL). O encaminhamento principal definido pela audiência, que era a regulamentação da soltura desse tipo de fogos, obteve mais de dois terços dos votos: 48 contra 23. A outra decisão foi aprovada por unanimidade: a realização de campanhas educativas sobre o uso correto e seguro dos fogos de artifício.

A principal defensora da proposta de proibição dos fogos barulhentos foi Eveline Paludo, presidente da ONG Sou Amigo. “Quando se trata de pessoas e animais com hipersensibilidade auditiva, o barulho excessivo não é apenas um incômodo: ele causa dor e sofrimento, é uma tortura”, disse ela. Por outro lado, Eduardo Yasue, diretor-presidente da Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrap), aponta o que, em sua opinião, inviabilizaria a proibição. “Devido às cargas de propulsão e de abertura, não existe artefato pirotécnico sem ruído ou estampido”, explicou ele.

Assessoria

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile