Bolsas de NY recuperam perdas e fecham em forte alta com pacote de Trump

O índice Dow Jones fechou em alta de 9,36%, em 23.185,62 pontos, mas, na comparação semanal, houve queda de 10,29%. O S&P 500 subiu 9,29%, a...

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas de Nova York fecharam em forte alta, ganhando fôlego nos minutos finais do pregão, nesta sexta-feira, recuperando boa parte das perdas com o tombo dos mercados no dia anterior devido ao pânico com a pandemia de coronavírus. O governo dos Estados Unidos anunciou emergência nacional em relação ao vírus, o que permite a liberação de US$ 50 bilhões para lidar com a epidemia. Nesse contexto, o setor bancário e o de tecnologia ajudaram a impulsionar os ganhos.

O índice Dow Jones fechou em alta de 9,36%, em 23.185,62 pontos, mas, na comparação semanal, houve queda de 10,29%. O S&P 500 subiu 9,29%, a 2.711,02 pontos, mas caindo 8,79% na semana. O Nasdaq avançou 9,35%, a 7.874,88 pontos, com queda de 8,17% na comparação semanal.

No setor corporativo, as ações da Apple dispararam após a notícia de que a companhia reabrirá todas as suas lojas na China, com os casos de coronavírus diminuindo no país asiático. Os papéis da companhia fecharam em valorização 11,98%. Ações do setor de comunicação e do setor bancário também puxaram alta nos mercados. O Facebook fechou com valorização de 10,23% enquanto as ações do JPMorgan subiram 18,01%.

No noticiário, a Reuters informou que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) dialoga com bancos sobre potencialmente relaxar sua supervisão, a fim de que eles possam atuar para apoiar os clientes prejudicados pelo coronavírus.

O mercado manteve a expectativa para anúncios vindos do governo americano, mantendo o bom humor nas bolsas ao longo do dia. A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou também a Casa iria aprovar um projeto de lei para a liberação de recursos, num raro entendimento entre governo e Partido Democrata. Em entrevista coletiva, contudo, o presidente Donald Trump disse que pode haver um acordo, mas também fez críticas à oposição no tema, dizendo que ela poderia fazer mais.

O mercado acionário permaneceu volátil e, pouco antes do fechamento dos mercados, Trump declarou emergência nacional ante o coronavírus. Ele disse que o país está em uma “fase diferente” do combate à doença e celebrou o fato de já ter nesta semana decidido interromper os voos entre os EUA e a Europa.

“A volatilidade histórica do mercado continua dominando os mercados financeiros, em meio ao escopo em expansão da crise do coronavírus”, afirma a Stifel em relatório enviado a clientes. Nesse quadro, a consultoria avalia que “o Fed provavelmente continuará sua campanha de corte na taxa de juros este mês, pelo menos em 50 pontos-base, atingindo o limite inferior a zero, porque as
condições atuais justificam um ação”.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X