AMP
Tecpar assina acordo de cooperação com empresas para produção de medicamentos à base de cannabis -Foto: Hedeseon Alves/Tecpar

Tecpar assina acordo com empresas para produção de medicamentos à base de cannabis

O edital de chamamento qualificou as empresas AuraPharma, VerdeMed e PucMed. Agora, com o acordo, o Tecpar espera executar a parceria de cooperação tecnológica visando a......

Publicado em

Por CGN

Tecpar assina acordo de cooperação com empresas para produção de medicamentos à base de cannabis -Foto: Hedeseon Alves/Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) assinou nesta sexta-feira (16) acordos de cooperação técnica com as três empresas selecionadas pelo edital de chamamento público para viabilizar transferência de tecnologia para a produção e comercialização de medicamentos e produtos à base de cannabis para fins medicinais de uso humano. O objetivo é oferecer alternativas ao mercado nacional de novas terapias com o princípio ativo.

O edital de chamamento qualificou as empresas AuraPharma, VerdeMed e PucMed. Agora, com o acordo, o Tecpar espera executar a parceria de cooperação tecnológica visando a transferência e internalização de tecnologia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a fabricação e comercialização desses produto, com a finalidade de fornecer para o mercado público.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que o acordo visa atender o interesse público no uso de derivados canabinoides para o tratamento de diversas doenças. “Diante do cenário de alto custo, com grande movimento de judicialização para obtenção de produtos importados, o Tecpar, como Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias, procura soluções para atender essa demanda da sociedade, com medicamentos com menor custo e de qualidade e, assim, contribuir para a sustentabilidade tecnológica do País”, pontuou Callado.

Pelo acordo, as empresas parceiras buscarão autorização sanitária do produto junto à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019, que dispõe sobre os procedimentos para a concessão da Autorização Sanitária para a fabricação e a importação de produtos de cannabis para fins medicinais.

CANABIDIOL – O Tecpar buscou acompanhar as evoluções do debate sobre o uso de medicamentos e produtos à base de cannabis para fins medicinais de uso humano para oferecer, como laboratório público oficial, soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta área, o Tecpar possui protocolo de intenções com o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis do Uruguai (IRCCA) para troca de experiências na área regulatória. Outro acordo na área é com a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, para pesquisa e desenvolvimento de produto para fins medicinais de uso humano, uma linha de pesquisa desenvolvida pela instituição.

Em outra frente, o Tecpar promove ações em seu complexo laboratorial para a realização do controle de qualidade do produto acabado, inicialmente para determinação do teor de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC), com previsão de inclusão desse serviço em seu portfólio para o primeiro trimestre de 2023.

Uma das empresas mais recentes a ingressas na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) também atua no segmento. A proposta da Green Kaya Smart Lab, que possui expertise na área de tecnologia da saúde, é desenvolver um laboratório farmacêutico especializado em produtos à base de cannabis medicinal, com qualidade em toda cadeia de produção. Também prevê a criação de um centro de pesquisa e produção especializado em tecnologia e inovação, com foco em negócios voltados à indústria da cannabis medicinal.

PRESENÇAS – Estiveram presentes à solenidade os diretores do laboratório Aura Pharma, Fernando Lacerda André e Guilherme Jabur; os diretores do laboratório PUCMED, Afonso Braga e Juliana Bertol Picanço de Souza; e o diretor do Laboratório Verdemed, Werner Buff (por videoconferência). Do Tecpar, participaram o diretor industrial da Saúde, Iram de Rezende, o diretor de Tecnologia e Inovação, Carlos Gomes Pessoa, e a procuradora jurídica Adrianne Correia Pereira.

Fonte: AEN

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile