Título mundial do Corinthians há 10 anos foi o último obtido pela América do Sul

Entre os heróis daquela conquista há dez anos, somente o goleiro Cássio continua de maneira ininterrupta no Corinthians. O lateral Fábio Santos faz parte do atual...

Publicado em

Por Agência Estado

Há exatos 10 anos, no dia 16 de dezembro de 2012, o Corinthians conquistava o seu segundo Mundial de Clubes da Fifa, ao bater o Chelsea por 1 a 0, em Yokohama. Aquela foi a última vez que um clube não-europeu foi campeão do mundo. Na última década, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, River Plate… vários clubes sul-americanos tentaram, mas somente times europeus conquistaram o torneio.

Entre os heróis daquela conquista há dez anos, somente o goleiro Cássio continua de maneira ininterrupta no Corinthians. O lateral Fábio Santos faz parte do atual elenco, mas saiu e depois voltou ao Parque São Jorge. O técnico era Tite.

A cabeçada certeira do peruano Guerrero que sacramentou a vitória por 1 a 0 contra o Chelsea selou o incrível processo de recuperação do Corinthians, que quatro anos antes vivia o purgatório da Série B do Campeonato Brasileiro.

No dia seguinte ao rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2007, inclusive, o então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, convocou uma entrevista coletiva no Parque São Jorge e, provocador, disse: “Que tirem sarro agora. A partir de amanhã, ninguém mais tira sarro”.

O recado do dirigente aos torcedores rivais era que eles aproveitassem o momento mais dolorido da história do clube porque o alvinegro logo daria a volta por cima. E deu.

Daquele 3 de dezembro de 2007 até 2012, nenhum clube brasileiro foi tão vitorioso como o Corinthians. Excluindo a Série B (título que no Parque São Jorge ninguém se orgulha de ter conquistado), o time alvinegro faturou Campeonato Paulista (2009), Copa do Brasil (2009), Campeonato Brasileiro (2011), Copa Libertadores (2012) e o Mundial. Uma escalada impressionante em um intervalo de tempo tão curto. O único ano sem título foi 2010, justamente o do centenário do clube.

“A partir de 2008, começamos a traçar um plano de metas para o clube. O primeiro objetivo era recolocar o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, depois era fazer com que brigássemos por títulos em condições de igualdade com qualquer outro clube. Em seguida, a meta era voltar à Libertadores e tornar o Corinthians um clube internacional. Passo a passo alcançamos os nossos objetivos”, gabou-se o então presidente Mário Gobbi à época.

O grande salto veio com a contratação de Ronaldo no final de 2008. Junto com o seu carisma e apelo popular, o Fenômeno levou ao clube patrocinadores. Logo nos seus primeiros seis meses no clube, o atacante levantou duas taças. Ali, o Corinthians se consolidava novamente entre as equipes mais fortes do País para depois conquistar o mundo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X