• Isamara Hofstaetter
  • O Diário do Norte do Paraná

13 Setembro 2011 | 09h36min

Um avião que pertence à Construtora Sanches Tripoloni caiu na manhã desta terça-feira (13) na região de Maringá, matando três ocupantes - o piloto e dois passageiros. De acordo com informações iniciais do Corpo de Bombeiros, o avião seria um bimotor e teria caído entre Ângulo (a 32 km de Maringá) e Flórida (a 44 km de Maringá).

 As vítimas são o piloto Juliano Vargas Vital, o engenheiro Paulo Ferracini e Nelson Busato dos Santos Junior, de acordo com informações do Aeroporto Silvio Name Júnior de Maringá.

O avião é um bimotor Beechcraft modelo Baron BE-58, prefixo PP-KST. O Corpo de Bombeiros informou que é uma aeronave que opera sempre no terminal aéreo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda do avião ocorreu no começo da manhã, no local chamado Água da Valência, que fica entre Flórida e Ângulo.

O local foi isolado devido à grande quantidade de pessoas no local. As causas do acidente ainda não foram informadas.  O destino seria uma fazenda, já que o avião transportava botijões de sêmen.

Parentes das vítimas já estão no local. Os peritos que vão investigar as causas da queda estão sendo aguardados.

A empresa Sanches Tripoloni informou que só vai se pronunciar sobre o acidente no período da tarde.

Uma equipe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) – ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (CENIPA) da Força Aérea Brasileira, confirmou que uma equipe está se deslocando a Maringá e deve chegar no final da tarde para apurar as causas do acidente.

Carregar mais notas ao vivo

Comentários (84 comentários)

  • Anselmo
    0
    0
    13/09/2011 11:41h
    Bimotor a pistão, consegue voar monomotor?
  • Josoé oliveira
    0
    0
    13/09/2011 12:23h
    É o avião que transportou o ministro Paulo Bernado e sua esposa Gleisi Hofmann?
  • augusto cesar rizzato
    0
    0
    13/09/2011 13:42h
    Goataria de uma explicação de algum piloto, como morreram se a aeronave esta inteira ? ao menos a parentemente............!!!!
  • Jeferson
    0
    0
    13/09/2011 13:43h
    Anselmo, toda aeronave Bimotor é homologada a voar com um motor operante. Independente se a pistão, Turbofan e turbohélice.
  • ANDERSON RIBEIRO DA SILVA
    0
    0
    13/09/2011 13:50h
    Desse jeito, daqui a alguns dias, os aviões não serão mais o meio de transporte mais seguro do mundo.
  • Lucas
    0
    0
    13/09/2011 13:52h
    Ok, e conseguiram salvar essa p0.rra? Hahhahahahaha
  • Betão
    0
    0
    13/09/2011 13:52h
    Puts .. transportou o Paulo Bernando e a Gleisy e não caiu ?? puts q merda hem ... vai cair e matar essas pessoas que aparentemente são trabalhadoras e honestas .. isso não podia acontecer ...condolencias as familias e que as causas da queda sejam exclarecidas..(ps. tbem estranhei o fato do aparelho estar "aparentemente" inteiro, e ainda assim vitimado os ocupantes)
  • sidney
    0
    0
    13/09/2011 13:53h
    augusto, a morte dos ocupantes da aeronave se deu muito provavelmente pela rápida desaceleração da mesma, onde o corpo sofre uma parada repentina de velocidade, além do que, o fato da aeronave estar inteira comprova o que todos nós da aviação sempre dizemos, que o Baron é um avião fantastico em termos de segurança estrutural.
  • Danilo Mucio Correa
    0
    0
    13/09/2011 13:54h
    Bom, pela foto, o Bi-Motor não caiu a pleno (motor funcionando) pois as hélices estão inteiras.. simplesmente uma tragédia, e perdemos mais um amigo de profissão... que Deus console a família, respondendo ao augusto, a aeronave esta aparentemente intacta sim, porém o impacto é sempre muito grande, ainda mais em uma aeronave asas baixas, onde tem muito menos razão de planeio e outros fatores que implicam em uma situação de pane.
  • Alisson Santana
    0
    0
    13/09/2011 13:55h
    Parece que houve pouquíssimo deslocamento horizontal na queda. Se o fato tivesse ocorrido próximo a pista, no momento do pouco (final ou curta final), poderia ser suspeitar de "microburst".
  • JOSE ANTONIO
    0
    0
    13/09/2011 13:55h
    COMO DIZ O AUGUSTO CESAR, O AVIAO PARECE ESTAR APARENTEMENTE INTEIRO..
  • Rodrigo
    0
    0
    13/09/2011 13:57h
    estranho, esqueceram de abastecer, impossivel, só pode ser pane no motor, nao explodiu e nem pegou fogo,Aparentemente o aviao está inteiro.
  • diego
    0
    0
    13/09/2011 13:57h
    como eles podem ter morrido se ha aeronave esta inteira na imagem , gostaria de saber como eles morreram ?????
  • Martins
    0
    0
    13/09/2011 13:59h
    Pane seca. Olhem a estrutura do avião. Uma pá do hélice está torta e encostada no solo. Nada de rastros na vegetação/solo. A empenagem foi deslocada para cima. Caiu que nem um tijolo. Politraumatismos na certa.
  • Fernando
    0
    0
    13/09/2011 14:01h
    Augusto, não são só os danos a aeronave que determinam a fatalidade do acidente, imagine a brutalidade da desaceleração de aproximadamente 180 km/h a zero em um segundo.
  • Flash Gordon
    0
    0
    13/09/2011 14:04h
    Estavam sem o cinto....
  • jairo
    0
    0
    13/09/2011 14:07h
    a materia sobre a queda do avião não enformou a causa morte dos tres ocupantes da aeronave! pois pelo perfeito estado que a foto mostra do avião apos a queda! deven ter morrido de susta ;;;;;;;
  • Luiz Augusto
    0
    0
    13/09/2011 14:08h
    Olá Augusto Cesar, sou piloto de uma grande empresa aérea no País, e já pilotei aviões menores como este no passado, e posso te afirmar que a lesão fatal ou não, devido a queda da aeronave, não está relacionada ao estado em que ela se encontra após o acidente, ou se os passageiros estavam ou não usando o cinto de segurança. Mas sim na desaceleração que o corpo sofre após o impacto com o solo, que é tão violento que causa várias lesões internas resultando na morte. Espero que tenha ajudado. Minhas condolências às famílias das vítimas.
  • Fernando
    0
    0
    13/09/2011 14:12h
    Nao,nao Augusto cesar rizzato, é só impressao, a aeronave teve a parte inferior destruida,o impacto foi muito forte,o aviao provavelmente nao consegiu planar por um periodo mais longo, informacoes premilinares de alguns pilotos que estiveram no local indica uma possivel falha no sistema eletrico,vindo os dois motores a parar no mesmo tempo, se a aeronave estiver pesada com a capacidade de carga preenchida nao ha o que se fazer somente DEUS.
  • Cmte. Fernando
    0
    0
    13/09/2011 14:12h
    Anselmo e Jeferson, apesar das aeronaves multi-motor terem capacidade voar apenas com um dos motores, um fator muito importante é ela estar dentro do "envelope de vôo". Este envelope de voo é fornecido pelo fabricante e diz entre vários parametros qual o peso maximo de decolagem!!! Um grande erro que muitos cometem com aeronaves multi-motor é exceder a capacidade de carga/peso, pois a aeronave multi motor é muito "valente", mas quando existe uma pane o peso excedente "joga contra. Não estou dizendo que essa foi a causa, apenas exclarecendo a questão do bimotor.
  • Pérsio
    0
    0
    13/09/2011 14:15h
    Como dizia o meu saldoso avô..... "O problema do avião é que a oficina é aqui embaixo". Infelizmente nos dias de hoje a manutenção nos aviões, em geral, são muito precárias e às vezes nem fazem corretamente !! Minha gente, quem inventou o avião não foi Deus, e sim o homem e por isso há falhas e confiar nisso tem que se ter muita coragem e sorte ..... meus sentimentos à todos os familiares.
  • dell
    0
    0
    13/09/2011 14:15h
    Preto, vc. conhecia esse piloto??? Bjo
  • Brunno
    0
    0
    13/09/2011 14:15h
    Augusto, boa tarde. Aparentemente está "inteira" mas provavelmente as mortes ocorreram em função da desaceleração. Os órgão não aguentam passar de 200km/h para 0 km/h em poucos segundos...
  • Bruno Pollon Galera
    0
    0
    13/09/2011 14:17h
    O baron é uma ótima aeronave, com motores que parecem mais um 'trator' voaria monomotor com certa dificulade, dependendo do peso e das condições meteorológicas que voava. Mas, aguardemos o relatório do CENIPA antes de tentarmos achar as causas do acidente. Infelizmente, mais um colega de profissão que perde a vida.
  • Cmte. Fernando
    0
    0
    13/09/2011 14:19h
    Augusto, eu também me pergunto o mesmo. No etntanto, alguns aspectos já podem ser percebidos........ Como carregavam bultijão de semem (Nitrogênio Liquido) podem ter morrido por trauma causado pelos bultijões e/ou vazamento de nitrogênio. Outro aspecto é que pela foto não se vê rastro da queda no pasto, pode ter entrado em "parafuso chato" e "despencado do céu".
  • Denilson Chagas
    0
    0
    13/09/2011 14:21h
    Eu fico triste quandi vejo uma reportagem dessas. respondendo a pergunta do jeferson: O avião está quase inteiro mas o choque é muito grande de vido a velocidade, o que geralemtne leva a óbito os ocupantes. Muito triste.
  • Antonio Viterbo
    0
    0
    13/09/2011 14:21h
    Sou ex INSPAC INFRA da ANAC e ex Fiscal de Aviação Civil do DAC (Militar), infelizmente as politicas públicas para a fiscalização foram desatrosas, hoje em dia não se fiscaliza presencial nas oficinas, aeronaves e pilotos como antes de 2008, com isso a segurança de vôo esta totalmente comprometida aumentando escandalosamente os indices de mortes.
  • LEONARDO ESPOSTE SYDULOVIEZ
    0
    0
    13/09/2011 14:21h
    Realmente é uma fatalidade, porém infelizmente o nome já diz ACIDENTE... que Deus os tenha!
  • Vagner Fernando Pedroso
    0
    0
    13/09/2011 14:50h
    Augusto, segundo relatos de um agricultor ela não caiu. A aeronave despencou de uns 2 mil metros antes de alguns giros e piruletas...
  • Bruno
    0
    0
    13/09/2011 14:52h
    Notem...parece que o avião veio em queda livre, como se jogasse algo do alto de um prédio, não tem marcas de "abertura na terra"...
  • maira lima da silva pereira
    0
    0
    13/09/2011 14:53h
    pois é nós aqui da fazena conheciamos eles é uma imensa perda;o o nosso patrão esta arrasado pois o senhor paulo ferracine era se genrro;morreu deixando sua esposa karina e sua filha de sete anos gabriela para nós é uma dor imensa pois o senhor juliano,o paulo...eram pessoas maravilhosas nós aqui sabemos que de agora para frente nada sera cmo antes paulo ,juliano e o outro tripulante eu aonde quer q vcs estejam agora q deus o abençoe e conrte o coração daqueles que choram por vcs.fique em paz e q deus perdoe seus pecados e suas almas descansem no céu.
  • Cmte Victor
    0
    0
    13/09/2011 14:56h
    É o avião é homologado a voar com 1 motor porem se for pane seca (Falta de Combustível) ai o negocio fica feio mesmo! Esse avião é um dos melhores bimotores do mundo!!!!
  • JOSE COSTA
    0
    0
    13/09/2011 14:57h
    Eu tambem, Augusto, gostaria de saber como morreram 3 pessoas nesse acidente, pois o aparelho esta praticamente inteiro, apesar das circunstancias de uma queda. Estariam eles soltos, sem cinto de segurança ? o tranco deve ter sido grande, mas não a ponto de destruir a aeronave.
  • Norberto Jr
    0
    0
    13/09/2011 14:59h
    Caro augusto, não é necessário o avião se espatifar ou explodir para que os passageiros e tripulantes morram, o simples fato da queda em si e o impacto no solo são suficientes para matar os ocupantes, uma vez que em queda livre o seu peso aumenta muito "a física explica".
  • ANDRE
    0
    0
    13/09/2011 15:04h
    Caro comentarista Jeferson, nem todas as aeronaves multo motoras são homologadas para realizar vôos com um único motor. Estas aeronaves multi motores a pistão voam sim com um motor só, pois depende da situação de peso , balanciamento , altura , combustível... uma série de fatores. Uma parada de motor na decolagem com o avião carregado é bem provável que você não vai voar não, vai com muito custo escolher o local do acidente. Com relação a pergunta do Augusto, provalvelmente este avião teve uma queda brusca possivelmente de um stol de velocidade. Com isto a queda é bem violenta decorrente da inércia. Observe que não apresenta que a aeronave percorreu uma distância ou seja caiu de nariz como uma pancada seca. É outro fator relevante de obto.
  • João
    0
    0
    13/09/2011 15:10h
    Jeferson, As aeronaves homologadas sob o RBHA 23 (normal e utilidade) não necessariamente devem apresentar grandiente positivo de subida ou sequer voo reto horizontal nivelado durante a fase de certificação com um dos motores inoperantes. Somente as aeronaves da categoria transporte e transporte regional (RBHA 25) são obrigadas a cumprir requisitos de gradiente positivo. No entanto, neste caso, por ser um Baron, a aeronave mesmo sendo homologada pela 23 tem condições de voar com um motor inoperante. Augusto: Aparentemente a queda foi "de barriga". A sobrevivência nesses casos é difícil, mesmo que aparentemente a aeronave tenha sido pouco avariada.
  • Rodrigo
    0
    0
    13/09/2011 15:13h
    A aeronave geralmente quando esta em pane, a unica opção e um pouso de emergência, geralmente tem que estolar alto por não conhecer o terreno visto de cima, pois não tem pista segura para fazer a aeronave correr em segurança, então o piloto define uma altura apropriada e stola aeronave mais alto para tentar amortecer o impacto no chão, mas nem sempre isso da certo,e num avião que se não me engano chega ate 350 km h em cruzerio, nao pode aproximar com pouca velocidade e dependendo da velocidade mesmo que seja uma queda a baixa altura e fatal...
  • augusto cesar rizzato
    0
    0
    13/09/2011 15:18h
    Obrigado Danilo e Sidney sobre a minha indagação, só nos resta lamentar perdas humanas produtivas em mais uma TRAGÉDIA entre tantas mais neste fascinante mundo da aviação....
  • aff
    0
    0
    13/09/2011 15:23h
    o piloto estolou a eronove muito alto, caiu muito forte de barriga...
  • Jorge
    0
    0
    13/09/2011 15:24h
    Ao menos uma vez por mês preciso me deslocar para algumas localidade a bordo dessas aeronaves, tenho tanto pavor que já pensei até em pedir demissão do trabalho para não ter que mais que voar. Quando vejo essas notícias então, a coisa fica ainda pior. Realmente há motivos para tanta preocupação?
  • Daniel
    0
    0
    13/09/2011 15:38h
    Pelo imagem da foto o actf perdeu o moro esquerdo e bateu de barriga. Acredito que tenha sido de barriga analisando a causa e as helices do motos direito....
  • Bruno Pollon Galera
    0
    0
    13/09/2011 15:50h
    Infelizmente, uma das coisas mais comuns hoje em dia é a falsa impressão de dominio total sobre a máquina, desrespeitando alguns limitantes especificados pelo fabricante. "Algumas" (entende-se muitas) aeronaves particulares acabam voando fora do envelope, onde o C.G está fora dos limites, ou o peso esta acima do máx especificado no manual. Muitas vezes também o patrão, por economia "burra", obriga os tripulantes a voarem com o combustivel necessário para o voo teórico, não pensando nos minutos a mais que certas vezes a aeronave tem que ficar em voo. É o famoso problema do 'ACHO QUE DÁ', isso tira vida de muitos pilotos na aviação, infelizmente.
  • Jose carlos
    0
    0
    13/09/2011 15:51h
    É por isso que tenho receio de voar. Qdo cai uma aeronave é tragédia na certa.
  • Francisco
    0
    0
    13/09/2011 15:51h
    Sinceramente lamento a perda das vítimas humanas. Se há um mínimo de consolo nesse acidente é este: provavelmente, este era o mesmo avião em que o Deputado Paulo Bernardo e a Ministra Gleisi Hofmann, ambos do PT, viajavam em tempos de campanha pelo interior do Paraná... Neste bimotor, pelo menos, eles nunca mais subirão...
  • Germano Gibbs
    0
    0
    13/09/2011 16:07h
    Analisando a foto pode-se entender que o avião estolou alto demais e que o pouso foi vertical. Também como não houve explosão suspeito de pane seca (falta de combustível). Que Deus console as famílias das vítimas.
  • Luiz
    0
    0
    13/09/2011 16:08h
    Existem dois tipos de pessoas, Os Petistas e os Babacas, o comentario desse Francisco, francamente, nao é de Petista...
  • rinaldo
    0
    0
    13/09/2011 16:15h
    Concordo c a opinião do germano. Mas pode-se ver que a área é plana. Por que será que não tentaram um pouso forçado?
  • Ari
    0
    0
    13/09/2011 16:18h
    Eu achei que os petistas fossem os babacas! Acho que nosso amigo Luiz é que se enganou na redação...
  • Felipe
    0
    0
    13/09/2011 16:19h
    Também concordo com o Germano e Rinaldo, tá om cara de ter sido pane seca. Meu pezar para as famílias das vítimas.
  • Divonsil
    0
    0
    13/09/2011 16:20h
    registramos aqui o nosso protesto, por essas vitimas fatais, que provavelmente acreditaram em nosso sistema aereo, gente é lamentável, vidas serem ceifadas, esse tipo de acidente, é necessário mais rigor nas apurações ou causa dos acidentes aereos, chega de ouvir "tudo vai ser analisados e esclarecido as causas deste novo acidente"
  • Marcos
    0
    0
    13/09/2011 16:22h
    Pois é Francisco, mas se mandar arrumar o avião com peças usadas em algum desmanche, é possivem que os politicos viagem novamente. seu Nhônho sem noção!!!!!
  • Hugo
    1
    0
    13/09/2011 16:28h
    Qualquer acidente aéreo é lamentavel. Ninguem quer se acidentar.Houve uma falha, que precisa ser encontrada para que no futuro não se repita. Haja visto a Air France que gastou milhoes de Euros até achar os gravadores. Descansem em Paz
  • Olivo
    1
    0
    13/09/2011 16:44h
    Acidente aéreo é uma série de fatores interligados que devem ser estudados para saber se foi falha humana ou mecanica, tratando-se de um Baron BE 58 avião parrudo e de série nova, tudo o que se falar agora , é mera especulação, fica aqui os pêsames para as familias enlutadas. Olivo
  • tadeu capatto
    0
    0
    13/09/2011 16:45h
    Conheco o Nelsinho de Paranavai a mais de 20 anos.Pessoa do bem trabalhador honesto e dedicado totalmente a familia.Adorava os 2 filhos.Com certeza bem diferente dos politicos que sempre se utilizao dos avioes de construtoras.Estou lendo comentarios de pilotos falando em falta de COMBUSTIVEL....???Estamos rezando por voce meu amigo Nelsinho.Estaremos sempre rezando por seus dois FILHOS meu amigo.Fique com DEUS.
  • Joel
    0
    0
    13/09/2011 16:53h
    Quem está protestando contra o "sistema aéreo" certamente nada entende de aviação. Protestar contra o sistema de proteção ao voo por um acidente aereo é a mesma coisa que culpar a estrada pelos acidentes automobilisticos. Primeiro há que ser apurar a causa do acidente e aí sim responsbilizar o agente causaor da falha.
  • Junior
    0
    0
    13/09/2011 16:54h
    EU, COMO ADMIRADOR DA AVIACAO, FICO MUITO TRISTE QUANDO FICO SABENDO SOBRE QUEDA DE AERONAVES... É UMA PENA!!!
  • ANA
    0
    0
    13/09/2011 16:54h
    LAMENTAVEL COMO PESSOAS IGNORANTES CONSEGUEM FALAR DE POLITICA QUANDO SERES HUMANOS MORRERAM DEIXANDO SUAS FAMILIAS E NO MINIMO SEM CONHECIMENTO NENHUM DOS FATOS.DO MESMO MODO QUE JULGAS SERA JULGADO ENTÃO MEÇA AS PALAVRAS FRANCISCO POIS OS FILHOS DOS QUE SE FORAM,AS ESPOSAS E FAMILIAS ESTÃO VIVAS E NAO MERECEM OUVIR COMENTARIOS MALDOSOS.
  • Nélson
    0
    0
    13/09/2011 17:04h
    Tá faltando detalhes. Como morreram os ocupantes se o avião está, aparentemente, inteiro? Tem algo faltando aí...
  • Rubens Goulart
    0
    0
    13/09/2011 17:04h
    Que o bom Deus tenha misericordia e console o coração de todos familiares e amigos enlutados.
  • Miguel
    0
    0
    13/09/2011 17:18h
    Em 1972, viajei muito, para o sul, em um avião modelo idêntico. Pertencia à empresa em que trabalhei, em MG. Pouco antes de eu sair da empresa, o avião, vindo para o Rio, com o Piloto e o Gerente Contábil, bateu na serra de Petrópolis (sem maiores explicações). Não sobrou nada.
  • Jarbas Gomes
    0
    0
    13/09/2011 17:20h
    A marca e modelo do avião são idênticas ao que era usado pela Triangulo e que bateu na serra de Petrópolis. Att. Nelson
  • Arlindo Klein
    0
    0
    13/09/2011 17:24h
    Parece ter sido um pouso sem Estol, quase na vertical sem planagem. Não tem rastos nem sinal de que tenha se arrastado em terra. Num terreno limpo e em condições de pouso planado. E até o avião não se "debulhou" na queda. Uma pena pela perda das pessoas. Que Deus console os familiares.!
  • alexandre de andrade jnr
    0
    0
    13/09/2011 17:48h
    Avião Zero Km, transferido em 01.09.2011, apenas 12 dias atrás! Tremenda máquina (G58). Pela posição de uma das pás de helice que está intacta, tudo indica pane seca. Os motores deveriam estar parados. Já ví aeronaves com danos muito maiores que não deixaram vítimas fatais. Infelizmente esta, que aparentemente não sofreu danos tão grandes, levou todos os ocupantes. Que Deus console os familiares.
  • Glauco
    0
    0
    13/09/2011 18:10h
    Concordo com o que foi sugerido, pouso em stoll com motores parados, não ha rastos, a hélice esta com a pá reta, a cauda completamente alinhada ao solo, compatimento de carga no nariz, aberto, etc Deus conforte as famílias e as almas.
  • clarisse
    0
    0
    13/09/2011 18:24h
    Sinto demais pela familia e tb pelos filhos,eu sei oque é essa dor pois dia 11/9 fez 2 anos e 3 meses que enterrei meu filho, voceis não podem imaginar oque é a saudades,e qdo passa 1 avião sobre m/casa então. . . Peço a Deus que de força p/ todos, pois é nele que procuro me apegar na hora do desespero Para as vítimas só nos resta orar para 1 mãe e quanto sofrem e ainda sentem a s crianças. Peço a Deus que olhem por todos, pois é só nele que encontro um pouco de conforto
  • ronaldo de souza
    0
    0
    13/09/2011 18:35h
    eu estou fazendo curso de piloto na cidade Bedford Massachusetts , moro em Boston ja ha 24 anos ,e q mais eu tenho visto e quede de bi motor ,e tambem fico pensando como eles morrem o avia parece estar entero !parece q ele tentou uma aterrizangem ?sinto muito pela perda destas vidas ,voar e bom de mais.
  • Felipe
    0
    0
    13/09/2011 18:46h
    Situações como esta só James Reason explica.... Realizando uma análise um pouco fria, parabéns ao redator desta reportagem. È um (a) verdadeiro (a) repórter. Seu texto foi imparcial, não-sensacionalista, assertivo, informativo. Se deteve ao estritamente necessário, sem querer chocar o leitor. Sou estudante de Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi e também piloto. È realmente muito raro achar uma reportagem como esta acerca do mundo aeronáutico. Sempre são publicadas muitas besteiras, por pessoas não técnicas, que querem aparecer em momentos de crise. Péssimo hábito da imprensa, até onde sei, brasileira. Fica aí a dica para leigos em qualquer assunto técnico: Nunca acreditem fielmente em reportagens publicadas sobre qualquer evento de qualquer área técnica que possua opinião ou "desfecho" realizado por qualquer jornalista que não seja técnico no assunto. As pessoas costumam julgar com poucas informações, e na maioria das vezes essas "poucas informações" estão erradas.
  • roberto
    0
    0
    13/09/2011 18:46h
    Francisco,tenha um pouco mais de respeito,em uma hora tao triste,vc vem falando de politica,vc na verdade nao deve ter sentimento,pense mais e fale menos,
  • antonio almeida
    0
    0
    13/09/2011 18:47h
    nossa e muito complicado na hora do pani á pessoa pede á noção de tudo primeiro pensamento e que vai morre mais pelo jeito quer áeronave esta da uma impremçao quer não foi nada grave ainda mais quando se trata de uma aeronave leve
  • Camilo
    0
    0
    13/09/2011 18:52h
    É com um sentimento imenso que recebi, e li a noticia da morte de pessoas tão generosas que Deus conforte os familiares e amigos nesta hora tão dificil, estejam com Deus.
  • Felipe
    0
    0
    13/09/2011 18:55h
    Roberto, Leia mais escreva menos. Meu nome é Felipe. E não estou falando de política.
  • Felipe
    0
    0
    13/09/2011 19:00h
    Famoso modelo do queijo suíço de James Reason, muito usado para análises de acidentes aeronáuticos. Retrata principalmente fatores humanos. Pesquise no google... Aproveite para agregar conhecimento roberto
  • Eduardo
    0
    0
    13/09/2011 19:00h
    Um acidente aéreo sempre causa medo nas pessoas que se utilizam do avião. Mas, apesar de tudo é mais seguro viajar de avião do que de carro. É mais fácil morrer num acidente de carro indo p/ o aeroporto do que no avião. No Brasil morrem em média 40 mil pessoas por ano em acidentes de trânsito.
  • cmte.Barros
    0
    0
    13/09/2011 19:07h
    Augusto,eu tb me pergunto.No entanto alguns aspectos já podem ser percebidos...como carregavam butijao de semem(nitrogenio liquido)podem ter morrido por trauma causado pelos bultijoes ou vazamento de nitrogenio.Outro aspecto é que pela foto nao se ve rastro da queda no pasto,pode ter entrado em'' parafuso chato''e despencando do céu,ou e pode ter sido uma pane seca...esse modelo de aviao,é um trator do céu,e muito respeitado,temos que averiguar muito bem...para nao falarmos besteira,meus sentimentos as familias...
  • Felipe
    0
    0
    13/09/2011 19:07h
    Roberto, Desculpe... Li o comentário do Francisco agora.... Foi um dos primeiros... Concordo com você
  • marcos da fonseca martins
    0
    0
    13/09/2011 19:15h
    na cidade de rio verde-goias teve uma queda de um baron 58, identico com este, mas graça a Deus ninguen veio a morte.
  • edna
    0
    0
    13/09/2011 19:22h
    jairo como pode ter gente tão iguinorante como vc e sem coracão
  • ricardo de faria gonçalves
    0
    0
    13/09/2011 19:25h
    nosso querido e incompetente ministro da defesa, senhor nelson jobim falou que acontece poucos acidentes aereos no brasil. sera mesmo? acho que aviao ele esta mais por fora que agua de coco.
  • edna
    0
    0
    13/09/2011 20:16h
    jairo como pode ter gente tão iguinorante como eu,desculpe jairo,acho que,quem nao tem coracao sou eu,bjs jairo...mil desculpas...edna
  • luiz
    0
    0
    13/09/2011 20:18h
    Maringa terra maravilhosa
  • Edimar
    0
    0
    13/09/2011 21:17h
    O novo ministro da defesa é o Celso amorim. O problema do caos aéreo hoje é a má manutenção. O custo de se manter aviões como este que caiu é muito alto então neste caso sempre dar-se um jeitinho brasileiro, Seria como fazer a manutenção de um fusca ano 70. Não digo que isso é generalizado, pois a fiscalização da avição é muito forte, mas nos lugares distantes como fazendas lugares isolados muitos fazendeiros por exemplo não cumprem com o plano de manutenção em dia. #pronto falei.
  • Luiz
    0
    0
    13/09/2011 21:49h
    Prezados: Elaborei um artigo em meu blog, especializado em segurança de vôo. Vejam e comentem www.anacsgso.blogspot.com Edimar: Compreendo sua desilusão com o país e com a maneira como ele tem sido administrado, e compartilho no geral a sua visão. Mas manutenção aeronáutica não é coisa tão fáceil de "dar jeitinho brasileiro", porque tem que pressupor que os aviadores são despreparados, irresponsáveis e inconsequentes. A maioria não é. Venha ver meu blog e vamos trocar idéias, se quiser. Sds. em todos, lamentando o acidente.
  • Ronaldo
    0
    0
    15/09/2011 15:30h
    Vamo lá , tudo daqui é suposição..!! So quem podera exclarecer melhor seria o Cenipa.. Vamos as suposições , Cmte com 2.000 hrs de voo..! Muito experiente. Avião Baron G-58 c/ 200 horas , melhor bimotor a pistão do mundo..sem sombra de dúvida.. Fator tempo ( tempo bom e c/ ótima visibilidade na hora que caiu ) .Tinha decolado 25 minutos antes p/ fazer tiro longo sentido MT ..Óbvio que estava full tanque . Stolado ou parafuso , acho improvável d++ ..!! Ja que todos estamos supondo , Falo á besteira de "supor" , que poderia ser algo c/ a gasolina , pois considerando a situação , deduso full tanque pra quem tinha acabado de decolar p/ o Norte ( Mato Grosso ) , ou água na gasolina ou ate abastecimento c/ Querosene , igual ao Cirrus que caiu a 2 anos na volta de um encontro de proprietários de Cirros , o qual o frentista do Aeródromo abasteceu com querosene no lugar de gasolina..!!
  • Danuzia
    0
    0
    18/09/2011 15:09h
    Meus Deus, realmente é uma tragédia, e gostaria de saber oq ue de fato aconteceu nesse dia !!! Juliano, o Juba, deu um duro danado para conseguir chegar a pilotar um bom avião.....me lembro do ralo do pai dele, vendendo carne em Dracena. Uma grande fatalidade......que não me sai da cabeça, o que poderá ter acontecido ???