CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

‘O Grande ditador’ e mais 4 filmes de Chaplin estarão hoje no Telecine

Os dois primeiros pertencem ao período silencioso. Os restantes marcam a passagem do grande ator – e autor – ao período sonoro. É fato que Chaplin...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Embora não exista nenhuma data redonda para se comemorar sobre Charles Chaplin no fim de semana, o Telecine Cult dedica neste domingo, 23, uma programação especial dedicada ao imortal criador de Carlitos. Serão cinco filmes a partir das 16h25 – O Garoto, Em Busca do Ouro, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador.

Os dois primeiros pertencem ao período silencioso. Os restantes marcam a passagem do grande ator – e autor – ao período sonoro. É fato que Chaplin resistiu o quanto pôde ao advento do som, convencido de que a linguagem de seu personagem, Carlitos, é a do corpo. Acrescentou a música e os ruído – a batida da porta do carro – em Luzes da Cidade, o diálogo ininteligível, só para fazer rir, em Tempos Modernos. Chegou ao discurso final de O Grande Ditador – seu legado humanista.

Carlitos e o garoto, Carlitos na corrida do ouro, comendo os cadarços do sapato como se fossem espaguete para matar a fome. Carlitos e a garota cega, Carlitos devorado pela máquina. São filmes que pertencem à história, mas O Grande Ditador é único. Mistura de sátira, slapstick e comentário social, o filme atribui toda força à palavra quando Chaplin, em duplo papel – o barbeiro judeu sósia do ditador inspirado em Hitler -, denuncia as perseguições raciais na Europa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais