CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curso aberto e gratuito propõe seis temas sobre governança no serviço público

Curso aberto e gratuito propõe seis temas sobre governança no serviço público

O objetivo é propiciar conhecimento sobre os sistemas de integridade e compliance...

Publicado em

Por CGN 2

Publicidade
Imagem referente a Curso aberto e gratuito propõe seis temas sobre governança no serviço público

Servidores, empresários e a população em geral podem assistir às seis palestras do Seminário Governança e Integridade no Setor Público, organizado pela Prefeitura de Curitiba e disponibilizado durante toda esta semana, até sexta-feira (14/8), pela plataforma Aprendere, da Escola de Administração Pública do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública).

Foram escolhidos seis temas (lista abaixo), que são apresentados por especialistas do direito e da administração pública que conhecem e aplicam os conceitos relativos à integridade no serviço público. Cada palestra tem duração de uma hora.

Dentre os palestrantes estão o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, referência nacional no tema Integridade, o secretário do Tribunal de Contas do Paraná, Luiz Gustavo Andrioli, e o controlador geral do Paraná, Raul Siqueira, referências reconhecidas no Brasil.

O objetivo é propiciar conhecimento sobre os sistemas de integridade e compliance, mecanismos que devem estar presentes numa relação de negócios transparente e confiável nas instituições públicas.

O que são

Integridade compreende um conjunto de atitudes e procedimentos voltados ao combate à corrupção. Já compliance, termo em inglês que significa conformidade, compreende o atendimento e a aderência, de forma natural e integral, às normas e legislações.

“Hoje, temos que trilhar um novo modelo de gestão e todos os servidores devem estar envolvidos no processo. Mais do que profissionalismo, temos que demonstrar o tempo todo que exercemos nossas atividades com integridade, ética, conduta adequada”, alerta Iara Gauer, da Assessoria de Controladoria em Finanças da Prefeitura de Curitiba.

“Todos devem estar voltados a esta nova atitude e cultura da gestão pública, com técnicas de mapeamento de riscos, com aderência integral, não somente para evitar possíveis irregularidades, mas, essencialmente, para ampliar a transparência, a confiabilidade e o bom resultado para a sociedade. O que se pretende é alcançar a boa governança pública”, completa.

Ela ressalta ainda que, além dos servidores, os fornecedores e a população devem conhecer cada vez mais os temas.

Iara explica que o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União são precursores de defesa aos conceitos relacionados à integridade, ao compliance e a sua integração à governança pública. Mais recentemente, os governos estaduais passaram a adotar esses conceitos e procedimentos e isso tem se estendido à esfera municipal.

Em Curitiba, tramitam duas proposições na Câmara Municipal, a que cria a Controladoria Geral do Município e outra que trata de governança, integridade e compliance. Daí a importância da internalização dos novos conceitos para o aperfeiçoamento da gestão pública de Curitiba.

Outros treinamentos

Os temas relacionados à fiscalização e corrupção também já foram assunto de outros cursos e seminários oferecidos pela Escola de Administração Pública do Imap. Eles fazem parte da estratégia e preparo para as mudanças que virão.

Em 2018 foi realizado o Seminário pela Transparência na Administração Pública e teve início uma trilha de aprendizagem com diversos cursos correlatos até 2019.

Historicamente todos os seminários promovidos levam em consideração a expertise de seus palestrantes. A Escola do IMAP integra uma Rede de Escolas de Governo que propicia a troca de experiências sobre temas atuais da administração pública.

Informações Assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais