• Maycon Corazza/Diego Krüger
  • CGN

01 Outubro 2014 | 12h06min

A declaração feita pelo Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Cascavel, Wanderley Faust, para a CGN, na segunda-feira, de que pode ter havido apadrinhamento no repasse de verbas (por convênios) da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná, na gestão de Evandro Roman (PSD), gerou indignação no meio esportivo, que clama frequentemente por recursos e tem dificuldade para realizar ações.

Faust questionou há dois dias dados apresentados por Evandro Roman à Justiça Eleitoral, que foram usados para mostrar o que o candidato a deputado federal teria feito a frente da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná. Os documentos fizeram parte de um pedido de direito de resposta de Roman e foram recebidos como informações oficiais.

Como uma avalanche, que aos poucos vai tomando conta de uma área extensa, os questionamentos levantados no começo da semana pela CGN vão ganhando dimensões maiores, por envolverem mais instituições e pessoas e também mais dinheiro público. Os dados apresentados por Roman na Justiça Eleitoral vão sendo pouco a pouco alvo de questionamentos.

A Liga Regional de Futsal Oeste, por exemplo, quando tomou conhecimento dos documentos protocolados pelo ex-secretário Evandro Roman na Justiça Eleitoral procurou a Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná para questionar os valores que constavam como repassados para a instituição. Acontece que nada do que Roman diz ter sido encaminhado para a liga teria chegado a conta bancária da Liga.

Por enquanto, o dirigente da Liga Regional de Futsal Oeste, Edson Queiroz, prefere não entrar no mérito da questão. Ele aguarda uma resposta da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná quanto aos R$ 339.926,40. Queiroz quer saber para onde o dinheiro foi encaminhado, já que nunca recebeu essa cifra e espera uma retratação oficial do Governo do Estado.

O valor que Roman diz ter encaminhado para a Liga seria referente a pagamento de arbitragem. Em 2013, o ex-secretário afirmou que foram R$ 923.750,20 para diversas empresas e entidades locais, entre elas a Liga Regional de Futsal Oeste, que teria recebido o maior bolo, segundo o que Roman afirmou através da documentação. Queiroz nega.

Nos papéis protocolados pelo ex-secretário chama a atenção também o fato do Instituto Jeferson Ribeiro (Automóvel Club) ter recebido cerca de R$ 35 mil. Esse processo está, nos documentos de Roman, como referente a verbas de arbitragem. Como é de se esperar o Instituto nunca usou recurso para arbitragem e sim para realização de provas automotivas.

Ouvido pela CGN, Cléber Fonseca, do Instituto Jeferson Ribeiro, diz que recebeu esses valores que foram destinados à Copa Paraná de Velocidade na Terra. Fonseca afirmou também que junto desse valor fez parceira com as prefeituras das cidades de Foz do Iguaçu (duas etapas), Capitão Leônidas Marques e Capanema (duas etapas).

Os supostos repasses da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná para custos com arbitragens também mostram cifras volumosas. A Copa CATVE/Futsal, por exemplo, segundo o que Roman declarou à Justiça Eleitoral, por meio de documentos, recebeu R$ 176.227,20 para pagar árbitros. Pessoas ligadas a prestação de serviços de arbitragem, no entanto, afirmam que os custos para eventos desse nível estariam bem abaixo desse montante divulgado por Roman.

Ainda durante a apuração dos números apresentados pelo ex-secretário Evandro Roman, a CGN chegou a relatos de pessoas que participaram de copas realizadas com verba estadual para arbitragem e que mesmo assim teriam desembolsado dinheiro na inscrição, incluindo a taxa com árbitros. Ou seja, o Estado teria bancado os árbitros, mas as organizadoras teriam cobrado dos participantes pelo serviço já custeado.

A CGN tenta há mais de uma semana obter informações sobre esses convênios e repasses com a Secretaria de Esporte e Turismo do Estado, mas não obtém respostas. A reportagem também gostaria de um posicionamento da pasta estadual quanto a todos esses questionamentos. Após a entrevista de Wanderley Faust, no entanto, a secretaria decidiu colocar mais obstáculos, pedindo que fosse formalizado um pedido de informação pessoalmente. 

O início

Na segunda-feira, o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Wanderley Faust, já havia colocado em cheque os dados. Para a CGN, Faust afirmou desconhecer, por exemplo, quem foi delegado por Evandro Roman para comprar passagens para atletas, já que nada disso passou pela secretaria municipal.

Wanderley Faust também questionou um valor supostamente atribuído ao Município, onde consta em parênteses o nome Elvio. Ele disse que os R$ 19.188,00, que estão nos documentos protocolados na Justiça Eleitoral, nunca chegaram para a prefeitura e que também tinha interesse em saber o que havia sido feito com o valor.

O ponto mais forte da entrevista foi quando Faust disse acreditar na existência de apadrinhamento nos repasses de recursos pela secretaria estadual para empresas e instituições. O secretário municipal, inclusive, ressaltou que os valores poderiam ser melhores geridos se passassem pela pasta municipal.

PROCESSOS ATENDIDOS EM 2013 (ARBITRAGEM)

AMOP             R$4.800,00

Associação Médica de Cascavel   R$ 3.132,00

Associação médica de Cascavel   R$ 3.422,00

Copa TV Tarobá – Suíço    R$ 38.092,80

Copa Rádio Colméia – Futsal        R$ 45.936,00

Copa Capital CBN – Futsal R$ 117.763,20

Copa CATVE – Futsal          R$ 176.227,20

Fed. Fisiculturismo e Musculação          R$ 9.396,00

Fed. Fisiculturismo e Musculação          R$ 29.023,20

Federação de Tênis de Mesa do Paraná R$ 10.022,40

Federação de Tênis de Mesa do Paraná             R$ 12.988,80

Federação de Tênis de Mesa do Paraná R$ 8.068,80

Federação de Tênis de Mesa do Paraná R$ 7.363,00

Fundeavel     R$ 10.862,40

Instituto Jeferson Ribeiro / Automóvel Clube  R$ 13.989,00

Liga de Futebol de Cascavel          R$ 15.033,60

Liga de Futebol de Cascavel          R$ 32.572,80

Liga de Futebol de Cascavel          R$ 14.136,00

Liga Regional de Futsal do Oeste do Paraná      R$ 3.720,00

Liga Regional de Futsal do Oeste do Paraná      176.227,20

Liga Regional de Futsal do Oeste do Paraná      117.763,20

Liga Regional de Futsal do Oeste do Paraná      45.936,00

Carregar mais notas ao vivo

Comentários (50 comentários)

  • neva d m
    12
    38
    01/10/2014 12:33h
    estamos contigo Roman sabemos a pessoa que voce e obrigado por voce ser o nosso candidato
  • marcos
    14
    3
    01/10/2014 12:56h
    E o Faust caiu de onde, foi colocado pelo Giacobo por financiar a campanha do mesmo, ele certamente sabe do que esta falando pois vive disso
  • MARIO
    13
    7
    01/10/2014 13:01h
    este mala ja roubava quando era juiz de futebol, IMAGINE se eleito Deputado.
  • Sem Papas na Lingua
    9
    2
    01/10/2014 13:04h
    Isso ai é o que foi feito com o dinheiro do povo do paraná pelo Governo do estado através de suas secretarias, e o povo ainda vota nesse ver
  • Ro
    10
    23
    01/10/2014 13:21h
    Roman estamos contigo sabemos que vc é digno de nos representar como deputado federal.
  • Nina
    3
    3
    01/10/2014 13:33h
    Só porque tem uma carinha bonitinha, é santo??? Se fosse, ia trabalhar e não se candidatar....há tantos exemplos.
  • Sr Madruga
    10
    2
    01/10/2014 13:35h
    Será que essas verbas não foram para os "Pais"trocinadores de campanha política, J. Malucelli e Fag.
    • Ana
      18
      3
      01/10/2014 14:06h
      Quer ser deputado aqui no PR,porém tem empresa no MT,gerando empregos por lá.
  • ELEITOR
    3
    1
    01/10/2014 13:41h
    E estão na frente apenas porque criticam ROUBOS dos adversarios, ou seja, os outros não podem, NÓS PODEMOS. Viva a demagogia.
  • nao reelege
    6
    3
    01/10/2014 13:44h
    haha, esse não se reelege
  • Luiz
    11
    3
    01/10/2014 13:48h
    É Roman que decepção. Perdeu meu voto que seria para ti. Usar a Secretaria Esportes pra desvios de verbas? Imagine após eleito.
  • kkkkkk
    6
    3
    01/10/2014 13:55h
    esse cara que se f***, o importante é que com este dinheiro sujo se reeleja o adelino e andre bueno e o giabobo é claro.
  • eliane
    11
    9
    01/10/2014 13:56h
    agora a uma semana da eleição vem a tona isso??? estranho né! roman esta eleito ja, isso aí é pra detonar o cara e ele perder.
    • Analista de Bagé
      3
      5
      01/10/2014 15:31h
      Eleito? Já abriram as urnas? Quem é o governador, presidente, dep federal, senador? Vc tem certeza que todos que comprou vai votar nele?
  • gabriel
    12
    1
    01/10/2014 14:05h
    isto esta parecendo um mensalão de secretaria de governo, para financiamento de campanha de deputados.
  • ESPORTISTA
    10
    6
    01/10/2014 14:13h
    é muito cara de pau esse Roman. e pior são os coitados que ficam puxando o saco dele, depois da eleição ele nao vai nem olhar na cara deles.
  • esportista
    3
    1
    01/10/2014 14:14h
    tem que ficar de olho em quem patrocina esse cara. agora trocar de arbitro para politico e gostar de ser chamado de .............
  • academia
    11
    3
    01/10/2014 14:18h
    O presidente da Fed. Fisiculturismo e Musculação, e o professor Regis da FAG, tudo isso pra comprar anabolizantes??? vai votando vai votando
  • Giacobo compra Cgn
    15
    14
    01/10/2014 14:24h
    Esta na cara que o Giacobo esta pagando para colocar essas notícias falsas ... Bando de fdp
    • kkkkkkkk
      6
      8
      01/10/2014 15:14h
      kkkkkkkkkkkkkkkkk Esse Roman é o maior mafioso que existe !!!
  • Cláudio
    13
    7
    01/10/2014 15:18h
    Acho que já passou da hora de investigar este cidadão, que inrequeceu depois que entrou na política. Empresa no MT, mansão...
  • Lemos
    20
    2
    01/10/2014 15:18h
    E a cota da CATV/FAG ??? R$ 176.000,00 ??? Por isso que o Jorjãoummm engorda.
  • Francisco
    8
    1
    01/10/2014 15:50h
    Vai faltar espaço no Corpo de Bombeiros...
  • adriano
    10
    2
    01/10/2014 18:23h
    ia votar neste cidadão mas ia já acaba de perder meu voto e de meus familiares...
  • Viola
    9
    2
    01/10/2014 18:26h
    Estas matérias que estão por aí, tem cara de serem de alguém que é mais sujo do que o pau de galinheiro dos frangos que o mesmo compra !!!
  • Alfredo K
    4
    0
    01/10/2014 18:32h
    tem que prender o roman, giacobo e frangão. Que daí fica bão.
  • defendo meu emprego
    2
    1
    01/10/2014 18:56h
    meu deputado precisa ganhar senão eu estou desempregado, portanto os outros deputados federais não prestam.
  • Amanda
    7
    0
    01/10/2014 23:40h
    Incrível Só para Ass e Fe de cunho particular! Para os Colégios Estad não tinha dinheiro, mandou umas medalhas e bolas que sobrou do Requião
  • Esquema
    6
    2
    02/10/2014 02:06h
    E o "Esquema" que ele tinha na "Venda de Livros Didáticos" para as "prefeituras"???Hummm explica ai Roman..
  • juiz ladrao
    2
    0
    02/10/2014 07:24h
    imagina se se eleger un traste deste to fora vaio carpi
  • Miguel
    9
    0
    02/10/2014 07:41h
    ROMAN, DINHEIRO PRA ASSOCIACAO MEDICA, VC ESTA DE BRINCADEIRA, O DINHEIRO NAO E SEU, AI E FACIL FAZER MEDIA COM OS MEDICOS, UMA VERGONHA.
  • Edgar
    4
    3
    02/10/2014 08:27h
    Eu não acredito que o Roman tenha feito isso,reta final de eleição sempre aparece mentiras dos 2 lados.Faust,fez oque pelo esporte de Cvel?
    • nada a ver
      0
      0
      02/10/2014 10:00h
      o que o Faust fez não tem nada a ver com o SUMISSO DO DINHEIRO DO POVO. uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. é so explicar
  • Carla
    4
    3
    02/10/2014 08:35h
    Wanderley Faust,pede pra sair.Vc não fez absolutamente nada pelo esporte de Cvel.
  • TÉCNICO DE CASCAVEL
    12
    1
    02/10/2014 08:58h
    OS ATLETAS DAQUI PASSANDO SOFRENDO PARA CONSEGUIR ATÉ UNIFORMES, E O SECRETARIO DE ESTADO DANDO DINHEIRO PARA ENTIDADES PRIVADAS....QUE VERG
  • MARIO SANTOS CARDOSO
    5
    1
    02/10/2014 09:00h
    Sr. Roman esse dinheiro que voce fez de conta que mandou e ta usando para comprar placas para campanha, dava para uma equipe durante um ano.
  • KAE E FER
    10
    0
    02/10/2014 09:02h
    dinheiro sujo se lava em LAVANDERIA né Roman. tua hora vai chegar.......
    • Beto
      8
      0
      02/10/2014 14:34h
      LAVANDERIA FAG.
  • meireles
    2
    0
    02/10/2014 09:32h
    Na prefeitura de cascavel só tem falcatrua. Continuem votando na corja do Edgar Bueno.
  • CUPINCHA
    6
    0
    02/10/2014 09:58h
    O Apoio ao candidato ROMAN pela FAG custou R$ 176.227,20, o cara vende até a mãe na campanha.....aprendeu rapido.
  • campanha milionária
    10
    1
    02/10/2014 10:30h
    O Roman é o candidato que esta gastando mais dinheiro com campanha, vão la cambada de burro, votem nele, pra ele poder roubar mais um pouco
  • Indignada
    1
    3
    02/10/2014 11:24h
    Povo ignorante! N se dão ao trabalho nem de buscar a fonte e vão logo acreditando na 1 mentira que aparece! É óbvio que isso é treta!
    • CULTO
      0
      0
      02/10/2014 11:57h
      MEU DEUS, VOCÊ FALA EM "TRETA" E IGNORANTE É O POVO??? VAI ESTUDAR CRIATURA DO FUNDO DO POÇO DA CULTURA
  • Indignada
    1
    3
    02/10/2014 11:28h
    Qlqr um sabe que a grana é repassada diretamente a arbitragem por ORPAG e não p/ a instituição (Liga). Vão estuda primeiro antes de falar m*
    • POVO
      1
      0
      02/10/2014 11:59h
      QUE BOCA SUJA A SENHORA, É CABO ELEITORAL???QUE NÍVEL...
  • nãovotenosmesmos
    0
    2
    02/10/2014 11:32h
    bom melhor que o keifer... que se não ganhar vai preso e melhor que o giacobo ganhou 12 vezes na caixa Ec. esse pelo menos nao foi deputad
  • Esperto
    0
    0
    02/10/2014 12:21h
    SR Roman não quer voto das cidades com mais de 50 mil eleitores, ele quer dos municipios menores, assim como Bier, Rush e tantos outros.
  • Eleitor
    1
    0
    02/10/2014 15:28h
    Pelos cálculos são mais de 895 mil em repasse só em 2013, em arbitragem, quanto será o valor real dos demais anos só do desvio.
  • nãovotenosmesmos
    1
    0
    02/10/2014 17:46h
    http://portrasmidiamundial.blogspot.com.br/2014/05/veja-aqui-todos-os-politicos-acusados.html aqui esta kaeffer e Giacobbo... de novo nao
  • eu conheço
    3
    0