CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Tudo virá no devido tempo, diz Guedes sobre reformas

“O Congresso está abraçando as reformas, ao contrário das opiniões aqui embaixo”, disse, completando: “Está havendo acoplamento interessante e construtivo (com o Legislativo)”....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O ministro da economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira, 30, que as próximas reformas estão sendo construídas em parceria com o Congresso Nacional. Durante o Summit Brasil, realizado pelo Estadão, ele destacou que essas reformas virão “no devido tempo” – citando, por exemplo, o pacto federativo – e acrescentou “que o devido tempo talvez será em uma semana”.

“O Congresso está abraçando as reformas, ao contrário das opiniões aqui embaixo”, disse, completando: “Está havendo acoplamento interessante e construtivo (com o Legislativo)”.

Segundo o ministro, mesmo no caso da reforma tributária – onde há uma proposta em cada Casa – a ideia é reunir a discussão em uma comissão mista, onde o governo deve apresentar uma ideia de IVA (Imposto sobre valor agregado) dual, ou seja, um federal e outro para Estados e municípios.

O ministro voltou a criticar a forma como as contas públicas estaduais são tratadas, de forma a retratar uma situação melhor do que a de fato. Ele citou o caso de Goiás. Segundo Guedes, o Estado estava quebrado, a despeito de o Tribunal de Contas Estadual (TCE) não mostrar isso na aprovação das contas.

O ministro afirmou que, nas conversas com o Tribunal de Contas da União (TCU), chegou à conclusão de que o órgão federal tem que se tornar uma referência para os estaduais. Disse ainda que os próprios TCEs pediram para ser conectados ao TCU no novo desenho de pacto federativo.

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais