CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Maria da Penha: denúncia de assédio e violência moral na PM de Cascavel tem decisão inédita

Maria da Penha: denúncia de assédio e violência moral na PM de Cascavel tem decisão inédita

TJPR decidiu que Lei Maria da Penha pode ser aplicada para denúncia de policial feminina......

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Maria da Penha: denúncia de assédio e violência moral na PM de Cascavel tem decisão inédita

O Tribunal de Justiça decidiu que a Lei Maria da Penha pode ser aplicada para avaliar uma denúncia envolvendo uma policial feminina de Cascavel, que alegou estar sofrendo assédio e violência de gênero de um militar superior na corporação.

A decisão é inédita e o caso vem circulando no meio jurídico de todo o país, isso porque pode servir de jurisprudência para que outras situações do tipo tramitem na justiça especializada de proteção à mulher e não apenas na justiça militar.

O relato da vítima é que ela recusou investidas amorosas de outro militar e depois disso passou a ser alvo de constante assédio e perseguição. O advogado Alisson Silveira, que atua no caso, explicou que a justiça militar não dá conta de apurar o assunto.

“A legislação militar é baseada na hierarquia e fica muito difícil estabelecer os limites disso. Não é fácil saber qual é o verdadeiro índice de mulheres que sofrem este tipo de violência psicológica e moral, mas não levam a questão adiante por medo de represálias. Entendemos que o caso se enquadra dentro do que prevê a Lei Maria da Penha e o que buscamos é inicialmente uma medida protetiva para esta vítima”.

Com apoio da Delegacia da Mulher, o caso foi levado à vara especializada em Cascavel que inicialmente disse não ser competente para julgar o caso, já que os envolvidos não moravam juntos. Um recurso foi apresentado ao TJ (Tribunal de Justiça), no entanto, onde por decisão unânime foi decidido que a Vara de Violência Doméstica tem competência para atuar no caso.

Com isso o processo volta a Cascavel para que os fatos em si sejam analisados.

“Acredito que a decisão do TJ servirá de base para que outras mulheres do meio militar tenham a quem recorrer e não passem mais por este tipo de abalo”, pontua Alisson.

Ainda não houve uma decisão sobre o pedido de medida protetiva que pode determinar que o acusado não se aproxime da vítima. O mérito do caso (se realmente houve violência) ainda será analisado. A CGN busca um posicionamento da PM sobre o caso.


Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais