CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Credenciamento de hospitais para oferecer UTI pelo PAI começa dia 9

Credenciamento de hospitais para oferecer UTI pelo PAI começa dia 9

Expectativa é já ter leitos da rede particular disponíveis no mês de janeiro para atender pacientes SUS em caso de superlotação nos hospitais públicos e credenciados...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Publicidade
Imagem referente a Credenciamento de hospitais para oferecer UTI pelo PAI começa dia 9

Dia 9 de janeiro é o prazo para que os hospitais interessados em oferecer leitos pelo PAI (Programa de Atendimento Imediato) apresentem documentação. O programa que teve lei sancionada em novembro lançou edital da concorrência e a expectativa é ter os primeiros hospitais credenciados já nos primeiros dias da abertura.

A partir de então quando um paciente SUS precisar de um leito de UTI, com risco à vida, e não houver leito disponível na rede pública ou credenciada, a prefeitura poderá usar o leito dos hospitais particulares que responderem ao chamamento.

Vale lembrar que oferecer atendimento hospitalar é uma responsabilidade do Estado e não das Prefeituras. Em Cascavel, no entanto, o Município decidiu implantar o programa para resolver casos graves que hoje ficam sem assistência.

“Estamos trabalhando em outras frentes para melhorar o fluxo de atendimento e o sistema como um todo, mas, em geral, temos um caso ou dois por mês de paciente grave que não consegue o leito normalmente pelo SUS. O PAI é um complemento importante, para quando for necessário recorrer à rede particular”, comenta o secretário de Saúde, Thiago Stefanello.

O chamamento prevê ao longo do ano 180 diárias e 90 meia diária em dois tipos de UTI, além de R$ 180 mil para procedimentos utilizados pelo paciente. O valor total estimado é de R$ 413 mil, que poderá ser revisto conforme necessidade.

O edital prevê pagamento de valores entre 50% e 100% acima da Tabela SUS para que haja hospitais interessados. Depois de resolver o problema do paciente oferecendo o atendimento imediato, o município cobrará do Estado o ressarcimento.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais