CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Fed está monitorando efeitos de cortes recentes para avaliar trajetória do juro

“É claro, se emergirem desdobramentos que causem uma reavaliação material da nossa perspectiva, responderíamos de acordo. A política monetária não está em um curso preestabelecido”, completou....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, afirmou no pronunciamento inicial preparado para o seu depoimento ao Congresso americano, previsto para as 13h (de Brasília), que ele e seus colegas vão “monitorar” os efeitos das suas decisões de política monetária à medida que avaliam a trajetória apropriada da faixa da meta para a taxa básica de juros, a dos fed funds.

“É claro, se emergirem desdobramentos que causem uma reavaliação material da nossa perspectiva, responderíamos de acordo. A política monetária não está em um curso preestabelecido”, completou.

A perspectiva a que se refere, como o próprio Powell explica no texto preparado, é de “crescimento econômico moderado, um mercado de trabalho forte e inflação perto do objetivo simétrico de 2%”. “Vemos como provável que a atual postura da política monetária permaneça apropriada contanto que informações vindouras sobre a economia permaneçam amplamente consistentes com a nossa perspectiva.”

Referindo-se aos três cortes seguidos de 25 pontos-base da taxa básica de juros, que a levaram à faixa de 1,50% a 1,75%, o presidente do Fed aponta que, “como a política monetária opera com um atraso, os efeitos completos desses ajustes sobre o crescimento econômico, o mercado de trabalho e a inflação serão realizados ao longo do tempo”.

O crescimento classificado como “moderado” do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre, à taxa anualizada de 1,9%, se deve parcialmente ao efeito transitório da greve na General Motors, apontou Powell, “mas também reflete a fraqueza no investimento das empresas, que está sendo restringido por um crescimento vacilante no exterior e por desdobramentos no comércio”.

“Esses fatores também pesaram sobre exportações e a indústria este ano. Em contraste, o consumo das famílias continuou a aumentar solidamente”, descreve.

Em outro trecho do pronunciamento, Powell afirma que “riscos dignos de nota persistem”, indicando, além da desaceleração econômica global e das tensões comerciais, o risco das pressões inflacionárias “mudas”.

Na conclusão do texto, o presidente do Fed ressalta que, num cenário de uma virada econômica negativa nos EUA, seria também “importante” que a política fiscal desse suporte à economia. A isso, ele contrapõe duas preocupações, dizendo que “o orçamento federal está em uma trajetória insustentável, com dívida alta e crescente”, e que “o atual ambiente de baixas taxas de juros pode limitar a capacidade da política monetária de apoiar a economia”.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais